Em momentos que é preciso de uma reabilitação pessoal, existem várias clínicas que podem trabalhar nesse processo. Estar em uma situação de vício em drogas ou álcool, pode ser um grande problema para um ser humano. Com isso, acabam recorrendo à ajuda profissional! Porém, uma vez internado, como funciona a visita em uma clínica de reabilitação?
Essa é uma dúvida que cerca a cabeça de internados e familiares. Será que é mesmo preciso de um isolamento mais rígido? E quando deve acontecer isso? São questões que pretendo te ajudar a compreender melhor.
Essa questão é válida quando essa ação de internamento possui grande importância para os pacientes e suas famílias. E claro, a distância é o principal influenciador no caminho desta decisão.
O que a lei tem para dizer sobre a visita em uma clínica de reabilitação
Como tudo que funciona em um país, as clínicas de reabilitação também precisam de regras para fornecer tal serviço de ajuda. No ano de 2004, o governo fez a criação da Lei Nº 10.216, que é responsável por regulamentar as ações de internação de dependentes químicos.
- A tratamento para o paciente internado deve ajudar a inserção dentro das famílias e na sociedade;
- O paciente deve permanecer em acesso aos meios de se comunicar.
Por isso, a legislação não adota nenhum tipo de problemática quanto a visita em uma clínica de reabilitação por familiares dos pacientes. Também é possível escrever cartas, enviar e-mails e fazer ligações.
Como acontece na prática
Na realidade, você pode encontrar as duas situações. Uma de isolamento e outras que permite tudo que citamos, desde o início. As clínicas que pedem o isolamento do paciente, alegam que é para que eles não tenham nenhum tipo de contato com o que os levaram ao vício.
Por isso, nesses locais, as visitas acontecem cerca de 1 vez ao mês ou semanalmente, variando muito de uma clínica de recuperação para outra. Essa variação pode acontecer de forma gradual, ajudando o internado a passar pelas fases do tratamento. As famílias também possuem o direito de marcar visitas previamente, sem nenhum problema.
Algo que acontece em todas elas, é que as visitas não podem ser feitas por pessoas que não seja um parente próximo desses pacientes em recuperação. Em algumas clínicas há um número de visitantes que podem fazer a ação conjuntamente e também, aquelas que aceitam uma só visita por vez.
Algumas podem até mesmo, um modelo de vestimenta ideal para a realização da visita. Essas exigências ocorrem, pois, é preciso entender que após a visita, pode acontecer qualquer reação emocional do paciente, o que atrapalha a estadia para a realização do tratamento.
Por que a visita em uma clínica de reabilitação é importante
Qualquer pessoa, em qualquer estado em que não é possível se locomover por motivos de saúde, merece uma visita. Além disso, os próprios especialistas acreditam que a visita em uma clínica de reabilitação, ajuda o paciente a compreender que ele não teve sua vida interrompida. Ainda há alguém esperando por ele, não é mesmo?