Na verdade, muitas pessoas desejam saber como identificar a abstinência alcoólica, isso porque conforme estudos realizados por especialistas existem muitos dependentes do álcool que não se enxergam assim, muitas vezes nem a própria família percebe.
É preciso compreender que aquela pessoa que depende do álcool caso fique um dia ou dois sem beber ao menos uma cerveja por exemplo acaba tendo dificuldades em lidar com o fato, sendo assim, é muito importante ter em mente quais são os sintomas para que os tratamentos sejam efetivos.
Veja aqui como identificar a abstinência alcoólica
Na verdade, identificar a síndrome da abstinência alcóolica é um pouco mais complexo do que o normal, sendo que a mesma surge justamente quando aquela pessoa que toma frequentemente bebidas alcoólicas interrompe abruptamente esse uso.
Lembrando que essa síndrome acaba sendo muito comum naquelas pessoas que estão alcoólatras, sendo que ao começar o processo de reabilitação as pessoas acabam sofrendo com esse problema.
Em relação ao álcool, apesar de ser tão aclamado como o que anima as festas, na verdade, está em quinto lugar como um dos motivos capazes de levar uma pessoa ao óbito precocemente podendo levar ainda até mesmo à invalidez permanente, sendo assim, entre as pessoas que possuem idade de 15 a 49 anos o álcool passa para o primeiro lugar da lista na causa mais provável.
Certamente é válido lembrar que os sintomas da abstinência devem variar conforme a predisposição genética do indivíduo, sendo que a idade também é capaz de influenciar muito, lembrando ainda que os sintomas podem ser moderados até mesmo chegando a ser muito graves.
Entre os principais sinais e sintomas que são desenvolvidos naqueles que estão em abstinência do álcool estão os seguintes:
- Problemas advindos da ansiedade;
- Depressão;
- Fadiga em excesso;
- Nervosismo e irritabilidade;
- Oscilações constantes de humor;
- Falta de raciocínio;
- Pesadelos constantes;
- Distúrbios alimentares;
- Dores de cabeça;
- Insônia no período sem uso do álcool;
- Náuseas e vômitos;
- Pupilas dilatadas;
- Tremores;
- Suor em excesso;
- Taquicardia;
- Febre;
- Confusão mental completa;
- Alucinações;
Logicamente a abstinência pode trazer todos os sintomas ou ainda apenas partes deles, sendo que tudo dependerá do próprio alcoólatra.
Saiba quais são as causas da Síndrome de abstinência alcoólica
Na realidade, é importante ressaltar ainda que os sintomas da abstinência alcoólica acontecem justamente porque a pessoa já se tornou alcoólatra. Sendo que uma pessoa em questão que decide se tratar dessa dependência enfim acaba sendo submetida por completo a um enorme processo para que ocorra a reabilitação.
Desta forma, é bom lembrar ainda que esse processo de reabilitação inclui certamente o corte por completo das bebidas alcoólicas da pessoa, sendo assim, ao ocorrer essa interrupção de forma súbita então isso acaba trazendo uma série de sintomas que enfim permitem que possamos identificar a abstinência alcoólica.
Ao tomar muita bebida alcoólica e com frequência, a pessoa precisa saber que essa constante exposição ao álcool, realmente permite que esse dependente acabe tendo uma diminuição compensatória de seu sistema. Desta forma, esse problema pode ser percebido principalmente quando há um aumento da tolerância da ingestão de bebidas alcoólicas, sendo que o corpo demora para sentir os efeitos do álcool.
Todos os custos com o uso de medicamentos, pagamentos dos profissionais envolvidos (médicos psicólogos, enfermeiros, cozinheiros etc), diária da internação e demais gastos, deverão ser cobertos pelo plano de saúde escolhido.
As dúvidas e ressalvas devem ser esclarecidas entre as duas partes, para não haver um mal-entendido na aplicação da cobertura do plano de saúde, tampouco com taxas extras não combinadas anteriormente.
A Agência Nacional de Saúde, é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a aplicação dos planos de saúde para dependentes químicos, assegurando os direitos do consumidor.
Ressaltando a extrema necessidade da procura por um tratamento especializado do alcoolismo para que o alcoólatra receba os devidos cuidados necessários à sua reabilitação.
Delirium Tremens
Alcoólatras que apresentam quadros de delirium, relacionados a abstinência alcoólica, sofrem com transtornos cognitivos, de memória e desorientação.
Sintomas como delírios, humor alterado, apatia ou ansiedade intensa, alucinações e febre, também estão associados aos quadros de delirium.
Convulsões
Os quadros convulsivos relacionados ao alcoolismo são comuns e ocorrem geralmente dentro das primeiras 48 horas, após a redução ou suspensão do consumo do álcool.
O não tratamento adequado das convulsões agrava o quadro de abstinência do dependente, evoluindo para o quadro de delirium tremens.
Quanto tempo dura a abstinência alcoólica?
Os sintomas da crise de abstinência do álcool surgem, geralmente, após um período de 6 a 24 horas desde a última dose de consumo de bebidas alcoólicas.
Em casos de dependência alcoólica grave, a diminuição da quantidade de álcool ingerida é o suficiente para despertar os sintomas de abstinência.
Sintomas leves podem surgir em um período de 6 a 36 horas, como palpitações, tremores, dores de cabeça, febre e anorexia. As convulsões podem ocorrer entre 12 a 48 horas, para os casos de maior gravidade, e os sintomas de delirium tremens podem surgir entre 48 e 96 horas de abstinência.
A duração desses sintomas varia de acordo com o metabolismo do alcoólatra e do nível de dependência em que o mesmo se encontra. Podendo durar de 2 a 3 dias, para os casos leves, e até 14 dias para os casos mais graves.
A abstinência alcoólica pode matar?
Sim. A suspensão do consumo total ou parcial do álcool pode produzir crises de abstinência fortíssimas no organismo do dependente. Provocando colapsos nervosos que levam a falência quando não tratados corretamente.
Como tratar a abstinência alcoólica?
Devido ao alto nível de risco a saúde física e mental do alcoólatra, a forma mais segura e correta de tratamento é através do acompanhamento médico especializado. Outras formas de intervenção ao alcoolismo podem provocar danos maiores e irreversíveis.
Terceirização de serviços de remoção particular e resgate para locomoção do paciente até a clínica de reabilitação de dependentes químicos desejada fazendo sua reabilitação seja do sexo Feminino, Masculina, Maior de Idade , Menor de Idade e Idosos.
Estamos no Grupo Casoto prontos para te atender todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!