A situação de algumas pessoas pode se tornar bem complicadas, se estas permanecem por muito tempo fazendo uso abusivo de álcool e drogas. O que muitos deles se questionam e até mesmo suas famílias, é sobre o tempo que o dependente químico precisa ficar internado.
Para responder essa pergunta, antes de mais nada, o paciente e sua família devem buscar entender que cada pessoa possui um tempo diferente para ser ajudado. O processo de reabilitação deve se manter até que o paciente mostre as melhoras significativas, em relação à sua necessidade de estar em contato com drogas ou álcool.
- Quando um dependente químico precisa ficar internado?
Em alguns casos, uma internação ambulatorial pode ser útil. Em outras, é realmente necessária a internação. É preciso que haja um bom acompanhamento profissional envolvido.
Com isso, o indivíduo será realmente cuidado e não apenas levado a cumprir com o que lhe ordenam. É um fato, mas a maioria das clínicas de recuperação trabalham mais focados na “obrigação” do que no cuidado de seus pacientes. Este é um erro absurdo!
Por esse motivo, conte com instituições que realmente sejam confiáveis. Peça sempre as informações sobre o tratamento e tente associar à clínica com a vontade do paciente. Onde ele se sentir melhor e as famílias perceberem a devida responsabilidade, é onde o dependente deve permanecer.
- O que determina a internação?
Um dos fatores que mais determinam a verdadeira necessidade de entrar no processo de reabilitação através da internação, é o nível de intoxicação. A resistência ao tratamento também é um dos motivos que levam os médicos a internar alguns pacientes.
Principalmente quando se trata do próprio ambiente familiar, algumas instituições acham necessário que o dependente químico precisa ficar internado. Simplesmente por que o local de moradia da pessoa, pode não ser útil para o tratamento indicado. Pode mesmo ser bem variável!
- Quanto tempo deve durar uma internação?
Assim como as outras questões, também é um fator bem variável! O dependente químico precisa ficar internado até que as melhorias visualizadas pelos profissionais, possam demonstrar confiança significativa. Além disso, de acordo com o nível de intoxicação e o tipo de droga, a recuperação pode demandar mais ou menos tempo.
Por exemplo, usuários de crack devem permanecer por mais tempo quando comparado aos usuários de maconha. O motivo é que o poder de destruição pessoal de uma droga para outra, é muito maior. Com isso, o tempo de avaliações, desintoxicação e ajustamento emocional, podem ser mais demorados.
O nível de intoxicação está relacionado ao tempo de uso, e isso determina bastante o tempo que o dependente químico precisa ficar internado. A resposta ao tratamento utilizado também pode variar, alguns possuem respostas rápidas e outros não. A colaboração de familiares com os pacientes, podem atuar como um grande determinante.
Apenas os profissionais podem decidir qual o período em que o indivíduo precisará de internação. Converse bem com a clínica e sempre se atualize sobre a situação do paciente, você pode ser muito útil neste processo.