Sendo um dos eletrônicos mais usados no mundo, o celular é completamente indispensável para as pessoas. Seja para ligações, mensagens de texto simples, navegar na internet, jogar, aprender, etc. Todos sempre têm um tempo para estar usando o celular com o que bem quiser. Porém, onde ele é aceito e como se dá o uso de celular em clínica de reabilitação?
Talvez você esteja fazendo essa leitura através do seu celular, mas será que você poderia fazer o uso dele em uma clínica de reabilitação? Aqui você pode encontrar as nossas respostas quanto a esse questionamento, que faz total sentido para famílias e internados.
Uso do celular em clínica de reabilitação: o que as instituições acham disso?
De acordo com a Lei 10.216 do ano de 2014, o primeiro artigo afirma que mesmo em caso de internação, o indivíduo deve ter acesso livre aos meios de comunicação que estiverem disponíveis. Isso se traduz a e-mails, telefonemas, mensagens por cartas, que ajudam a manter a comunicação de pacientes com sua família e amigos.
A grande maioria acompanha a lei, porém, incluem algumas restrições. O contato com a família pode ser realizado, mas depende do tratamento oferecido. O uso de celular em clínica de reabilitação varia de acordo com as instituições, e em outras, pode ser feito o uso uma vez ao mês ou pode ser totalmente impossível.
O motivo da restrição é que o uso de redes sociais, podem ter um grande efeito no emocional dos pacientes. Esses efeitos podem levar à recaídas relacionadas à reclusão social, sentimentos tristes, agressão, revolta, etc.
E os visitantes? Podem usar o celular dentro das clínicas?
Essa questão também tem resposta variável. O familiar deve estar consciente de todas as normas que o internado deve seguir, assim como ele, que possui as normas de visitação que devem ser seguidas. Se a clínica em execução não fizer a exigência quanto o celular, não haverá nenhum problema.
É importante entendermos que cada clínica possui seu formato de lidar com a recuperação dos internados. Boa parte delas, possuem tratamentos voltados para todas as áreas que possuem influência no bem-estar de seus pacientes. Com isso, é ideal que se respeite as regras de cada uma.
Ao decidir que algum familiar precisa de internação, é preciso ter muito cuidado. Além de sentar e ter uma boa conversa familiar, entender o que está acontecendo e entrar em acordo; é preciso que todos façam a escolha de qual clínica será a mais ideal para auxiliar no tratamento. Isso independe de se permitir ou não o uso de celular em clínica de reabilitação.
A solução mais adequada é aquela que realmente ajudará a acabar com o vício, através do autocontrole pessoal. E claro, se isso demandar a restrição ao uso de celulares, deve ser feito!