A dependência química é um problema que sempre foi exposto para a sociedade, onde muitas pessoas se perguntam como tudo isso chega a acontecer, ou como algumas pessoas entram nessa vida, porém, a dependência não é algo que seja capaz de ser respondido para quem esteja de fora, pois é uma condição que nunca acontecerá igual para todas as pessoas, isso mesmo, a dependência acontece de forma diferente em cada pessoa.
Com a ideia que a dependência não é um padrão, mas algo que acontece de forma diferente para cada pessoa, existem clínicas de dependência feminina que tratam as mulheres de acordo com as suas dificuldades, diante disso, podemos perguntar, as mulheres precisam de um olhar diferenciado?
A resposta é sim, com isso, vamos falar sobre algumas clínicas de dependência feminina e o motivo de um olhar diferenciado para as mulheres.
Mulheres são diferentes dos homens
Por qual motivo as mulheres são diferentes dos homens? A resposta está em volta principalmente pela diferença hormonal em que as mulheres vivem e o grande índice de ocorrência de transtornos emocionais que elas sofrem por conta dessas alterações, tornando mais vulneráveis acerca do uso de bebidas alcoólicas e outras drogas.
Além dessa questão, foi constatado que as mulheres sofrem mais acerca de transtornos alimentares e de depressão profunda, entre outras doenças psicológicas, que são fatores para a dependência química na vida das mulheres.
Em contrapartida as mulheres são moldadas sobre uma força indescritível de buscar a melhora do estado em que pode se encontrar, sendo um diferencial.
A partir disso, existem clínicas de dependência feminina que podem auxiliar nos cuidados necessários na vida das mulheres, e assim atuar de acordo com a necessidade que estão em volta da vida feminina e todas as lutas que são enfrentadas diariamente por parte delas.
Tipos de internação
Internação voluntária: Existem grandes desafios a serem percorridos para que a internação seja aceita de forma voluntária, com isso existem clínicas preparadas 24 horas para isso, onde qualquer demanda é atendida, pois nunca se sabe quando esse processo de aceitação pode acontecer e quando se pode buscar.
Internação involuntária: internação involuntária é uma forma muito difícil tanto para quem é internado tanto para quem opta por esse tipo de internação, que na maioria das vezes parte dos familiares, isso acontece quando a mulher não tem controle mais sobre si, e o estado de vida depende desse tipo de internação.
Internação intensiva: A internação intensiva é bastante utilizada em clínica de dependência feminina, pois o seu foco está voltado não somente para tratar a doença do uso de substância, mas os problemas como um todo.
Seja psicológico , seja social ou hereditário, tratando todas as situações que são tidas como motivos causadores da doença e também problemas que não estão interligados com a dependência química.
Quais as opções?
Serviços Públicos: Com isso, existem serviços gratuitos que podem ajudar as mulheres com suas especificidades, já que a dependência química pode vir com problema social financeiro, o SUS disponibiliza de sistemas especializados para cuidar das pessoas que não dispõe de clínicas particulares.
No setor público os locais mais procurados são o (CAPS) centro de atenção psicossocial, (CAT) Casa de acolhimento transitório. Esses serviços estão disponíveis para todos os públicos, porém, as mulheres são tratadas também de acordo com suas especificidades.
Serviço Particular: Para usuárias que podem pagar por suas reabilitações, o setor privado conta com clínicas de reabilitações femininas de grande porte que proporcionam uma atenção exclusiva para as mulheres, com profissionais capacitados e treinados para as especificidades que dependências químicas femininas sejam tratadas.
O que posso esperar de uma clínica de reabilitação feminina?
As clínicas de reabilitação contam com estruturas que dão total conforto, onde algumas delas contam até com piscinas e áreas de lazer incríveis, onde as atividades são divididas ao longo dos espaços ofertado.
Essa qualidade visa tirar o foco das usuárias desde o vício da substância como um relaxamento como um todo das dificuldades que são enfrentadas internamente, sejam elas adquiridas pela dependência química como as que foram fatores que acarretaram a dependência, com isso, o foco das clínicas na maioria das vezes é tratar todas as necessidades de seus pacientes.