A droga existe desde o inicio da humanidade. Não sabemos exatamente por que a humanidade se droga, mas sabemos que muitos são os motivos que podem levar um ser humano a experimentar a droga, em algum momento da sua vida.
Desde que nascemos, estabelecemos relações de dependência com pessoas, situações e objetos. Algumas são inofensivas e importantes para o desenvolvimento biopsicossocial , enquanto outras, dependendo de sua natureza, poderão se tornar perigosas e prejudiciais, como as drogas, por exemplo.
Na tentativa de responder aos porquês da dependência as drogas, foram elaboradas algumas formulações psicológicas: Um modelo sugere que a droga é um sintoma de conflitos subjacentes ou de uma personalidade previamente vulnerável. Outra abordagem destaca as condições ambientais, nas quais o individuo se desenvolve, que pode iniciar ou manter o comportamento de consumir drogas. Alguns estudos enfatizam que a dependência é uma doença da famÃlia.
Não se pode afirmar que exista uma causa única para a dependência ou uma personalidade tÃpica do depenente. O que existe são traços que, do ponto de vista psicologico, podem tornar o individuo mais vulnerável a droga.
Para definir o recurso terapêutico que melhor atenda ao individuo e sua famÃlia, considerando se que a dependência tem conseqüências extremamente destrutivas em nÃvel familiar, social, afetivo e de saúde, é importante solicitar esclarecimentos de ambas as partes dos problemas de vida relacionados a droga.
O Grupo Recuperação, na abordagem do dependente, além de investigar sua história de vida, já no primeiro contato ressalta a importância da abstinência total, observando os fatores de risco e de proteção quanto ao uso de drogas no ambiente em que se vive, as expectativas sobre o tratamento, se são realistas ou fantasiosas ao ponto de comprometer o resultado da proposta terapêutica e a sua disponibilidade pessoal ou não para mudanças no estilo de vida.
Buscaremos juntos um resultado positivo e saudável para o tratamento.