Buscar um tratamento para recuperação de drogados é algo bem simples, mas isso quando o paciente já está consciente do seu problema e está de fato disposto a se recuperar. A escolha da Clínica correta interfere diretamente na resposta do tratamento do dependente, por isso é importante conhecer a Clínica de Recuperação, os profissionais envolvidos no tratamento, além de se certificar da segurança e dos alvarás do estabelecimento.
O tratamento para drogados do Grupo Recuperação é referência no que há de melhor e mais saudável em tratamentos de dependência química. Este tratamento apresenta várias etapas como psicoterapia, internação, medicação, dentre outros. No entanto as etapas do tratamento não precisam ser seguidas por todos, vai depender de cada caso.
É importante que haja individualização no tratamento para drogados, ou seja, é preciso ser elaborado de acordo com as carências apresentadas tanto pelo paciente quanto pela família, para assegurarmos a efitividade dos resultados do tratamento.
Vale ressaltar que não existe um tratamento unificado para atender a todos os usuários de drogas e por isso o terapeuta tem a responsabilidade de avaliar adequadamente cada caso para poder identificar qual o tratamento para dependente químico é mais viável para o paciente, sendo que em alguns casos a utilização de medicamentos se faz necessária.
O paciente deve entender que a medicação é somente uma muleta química para os primeiros tempos, e não o tratamento. A medicação evita que um quadro grave não se desenvolva e retira os sintomas mais grosseiros. Desde o primeiro comprimido, o dependente deve entender que não deve substituir a droga de abuso pela droga médica, e que a medicação está lá para ajuda-lo a superar este problema.